Olá, Olá Nerds! Continuando nossa jornada para Guerra Infinita, o filme mais esperado do ano, vamos falar da maravilhosa Trilogia do Infinito! Avisando que este texto conterá Spoilers
Essa obra prima dos quadrinhos é composta por um prelúdio e mais três sagas: Desafio Infinito, Guerra Infinita e Cruzada Infinita, com roteiro feito pelo gênio da narração Jim Starlin, que é ninguém mais, ninguém menos do que o criador de Thanos. A obra começou a ser desenhada por George Perez, que consegue transmitir a emoção de cada personagem em seus traços, infelizmente Perez teve problemas pessoais e precisou sair. Quem assume então é Ron Lim que não ficou devendo em nada à genialidade de Perez e trouxe mais plasticidade aos movimentos dos heróis
Homem Aranha por George Perez |
Homem Aranha por Ron Lim |
Mas falando das histórias:
A Trilogia Infinita começa pelo prelúdio: Thanos, em busca de poder. A obra, desenhada por Lim, narra como Thanos conseguiu as Jóias do Infinito e a motivação dele. Buscando atender o desejo da Morte de por fim à vida de metade do universo, para conseguir agradar sua amada, ele parte em uma missão para encontrar as gemas com a finalidade de facilitar seu trabalho (e se tornar "digno" do amor da morte). Aqui podemos ver toda inteligência do Titã Louco para conseguir as gemas, enganando o Intermediário, para conseguir a Joia da Alma, vencendo o Campeão, para conseguir a Joia do Poder, derrotando o Jardineiro para conseguir a Jóias do Tempo Enganando o Corredor e o Colecionador para obter as joias do Espaço e da Realidade, respectivamente e por fim vencendo o Grão Mestre em um jogo para obter a joia da Mente. Tudo isso para conquistar sua amada Morte.
Entretanto, a Morte rejeita Thanos, o que acaba gerando uma das reflexões mais fantásticas feitas por um vilão e podemos ver o Avatar da Morte chorar!
Assim termina o prelúdio e tem início o Desafio Infinito.
Consumido pela tristeza da rejeição e por sua megalomania, Thanos deseja agradar a Morte de qualquer maneira. Sendo manipulado de maneira bem sutil por Mefisto, o semideus cumpre a promessa feita à sua amada e dá fim à vida de metade do universo. Surfista Prateado chega desesperado como um arauto da morte e avisa Doutor Estranho sobre a chegada de Thanos e seu plano. Quando metade da humanidade desaparece, os heróis remanescentes tentam parar o Titã.
No fim, até os seres cósmicos são envolvidos, Galactus, Caos, Ordem, Eternidade e até o Tribunal Vivo precisa arbitrar. No fim Thanos perde os poderes para a neta Nebulosa, e graças a inteligência de Adam Warlock a crise cósmica é neutralizada. Warlock, se torna o novo usuário da manopla do infinito.
Após o termino do desta saga, Adam Warlock tem dificuldade de continuar usando a manopla devido sua natureza, por possuir bondade e maldade em seu coração. Então ele expulsa a maldade e a bondade criando Magus (o lado mal de Warlock) e Deusa (o lado bom). Após isso, Tribunal Vivo e a Eternidade determinam que as Joias do Infinito não poderão ser usadas em uníssono novamente, então Warlock nomeia alguns personagens (incluindo Thanos) como os Guardiões do Infinito e entrega uma joia para cada um.
Esses eventos acontecem durante o interlúdio de Desafio Infinito e Guerra Infinita, entretanto os fatos são narrados brevemente em Guerra Infinita, não se preocupem.
Na segunda parte da trilogia vemos a saga que nomeia o filme: Guerra Infinita!
Nesta série, nossos heróis contam com a ajuda de Thanos (sim, Thanos ao lado dos heróis), que estava em exílio auto imposto, para vencer Magus, o lado mal de Adam Warlock. O Titã encontra dificuldades para ser aceito pelos heróis, mas ainda assim os ajuda, pois o universo está em risco e ele é o único que pode evitar tal catástrofe.
Magus, utiliza doppelgänger para lutar contra os heróis e em alguns casos até substituí-los como foi o caso do Sr Fantástico. Wolverine, por conta do olfato, descobre a troca, revelando assim parte da estratégia de Magus. Entretanto, graças a uma excelente estratégia, ele consegue reativar a Manopa do Infinito e o uso em uníssono com as joias. Ele consegue 5 pedras, faltando apenas a joia da alma e por conta disso, Thanos e cia conseguem frustrar os planos do vilão.
Adam Warlock aprisiona Magus na Joia da Alma (que estava escondida) e tudo volta ao normal. No final Thanos lembra que Deusa, a parte "boa" de Warlock, ainda estava por aí e que logo, logo teriam que enfrenta-la. Um aviso do que estaria por vir em Cruzada Infinita
À partir daí, começa a terceira e última parte dessa mega trilogia: Cruzada Infinita! O inimigo agora é ninguém mais, ninguém menos do que Deusa!
"Mas como? A Deusa não é a parte boa de Warlock? Como ela pode ser a Inimiga?"
Continue acompanhando que você vai descobrir!
Em Cruzada infinita, Deusa surge com o propósito de acabar com o mal do universo, para isso recruta um grupo de heróis mais suscetíveis à fé para que sejam seu exército. O grupo de heróis que não foi recrutado discutia a respeito da "proposta" da Deusa, afinal seria que seria tão ruim assim a eliminação de toda maldade do universo?
Os remanescentes descobrem que aqueles que foram recrutados pela Deusa estão sofrendo lavagem cerebral e quando o Surfista Prateado consegue se libertar, vem ajuda-los a combater a parte "boa" de Warlock. Thanos e Warlock traçam a estratégia para vencer e trazem de volta Magus, pois apenas a existência do lado mal, pode anular o lado "bom".
Para eliminar o mal do universo, Deusa planeja matar todas as civilizações, Warlock e Thanos descobrem esse plano e agem antecipadamente, aprisionando-a, juntamente com Magus, na joia da alma. Os heróis são libertados da lavagem cerebral e a vida volta ao normal, terminando assim a Trilogia do infinito
Desafio Infinito é a melhor saga dentre as três, mostra Thanos de um modo nunca visto antes, um vilão com propósito, Starlin trabalha a mente do Arauto da Morte de maneira sublime, inteligente e perspicaz. Além disso nos faz refletir sobre conceitos metafísicos com a existência de um deus e filosóficos, como a solidão de um ser todo-poderoso e a pequenez e inutilidade humana ante a magnitude do universo. Esta é a obra que inspirou o novo filme dos vingadores e não a homônima Guerra Infinita. Estou com muita vontade de saber como eles vão solucionar o problema da falta de Warlock e das entidades cósmicas, pois a diferença entre Thanos e os Heróis é abismal.
A obra Guerra Infinita é mais direta, mais ação, perdendo um pouco o caráter filosófico da primeira parte, o leitor não é muito desafiado, só precisa curtir a ação e ver as estratégias de Thanos e Warlock para corrigir o problema. Mas isso não é ruim, muito pelo contrário, mostra a versatilidade de Starlim em criar histórias sob diferentes perspectivas. Leitura importantíssima.
Cruzada Infinita marca o retorno ao lado mais filosófico e metafísico e acrescenta o lado religioso como a adoração e a subserviência a alguém superior. Além de acrescentar a discussão sobre liberdade e livre arbítrio, além de nos colocar para pensar: Seria interessante ter um universo livre da maldade, pela "bondade" imposta e perda de sua ação livre?
A Trilogia do infinito é leitura obrigatória para todos os fãs da Marvel, tem uma história fantástica, arte linda e ainda te coloca para pensar. Gostaria muito que os filmes de super-heróis do MCU tivessem essa profundidade. (E não me venham falar de Capitão América: Guerra Civil, porque o Tratado de Sokovia foi mal explorado e não abordou em profundidade o fato de um herói ser uma arma em potencial.)
Bem, vou ficando por aqui, leiam essa série de deixem suas impressões aqui embaixo!!
0 Comentários