Conhecendo o Game - Pokémon

Olá, Nerds!

Começaremos hoje um novo quadro no Plus Geek, onde conheceremos mais sobre as franquias de games que são grandes sucessos. E no primeiro "Conhecendo o Game" vamos começar com o pé direito falando sobre o mundo Pokémon.


Pokémon é uma das maiores e mais queridas franquias de sucesso de todos os tempos, porém muitos não sabem como começou essa história de sucesso. E nesse post vamos conhecer melhor  a história do fantástico universo de Pokémon.

Pokémon é uma franquia criada por Satoshi Taijiri, que nasceu em Machida no Japão em 28 de Agosto em 1965, ele é designer de jogos eletrônicos e fundador da Game Freak, e se vocês pensam que ele era o típico Geek que se dedicava totalmente aos estudos e a tecnologia, estão enganados, pois ele gastava muito do seu tempo e dinheiro nos fliperamas do Japão, ele até mesmo chegou a recusar entrar na faculdade, além de sempre recusar os empregos que seu pai lhe arranjava. Mas em 1982 por gostar tanto de games, Satoshi e seus amigos decidiram criar uma empresa de vídeo game, que viria a ser a Game Freak . Junto com seu amigo Ken Sugimori ele criou um jogo chamado QUINTY em 1989, o qual teve seu breve sucesso, mas a intenção deles era chegar até a plataforma da Nintendo, mais precisamente o Game Boy.

Satoshi Taijiri
Satoshi começou a pensar como poderia criar um jogo novo e lembrou-se de sua infância , quando ele tinha como hobby capturar insetos em meio ao mato, rios, lagos e cidades.  Ele também adorava coletar informações, estatísticas e características de vários heróis. Juntando suas ideias de criança ele apresentou a ideia de um novo jogo para a Nintendo que gostou, assim  Satoshi começou a criar os cenários e os personagens. Ele e seu time trabalharam no projeto por 5 anos sendo que o resultado final não teve muitos testes nem mudanças. Pokémon Red & Green(ocidentais Red & Blue) são lançados em 1996 no Japão, a historia dos jogos é a mesma, se trata do jogador sendo o protagonista dentro do universo Pokémon, interagindo com objetos e pessoas.

No jogo quanto mais o jogador explora diferentes terrenos, mais aparecem diferentes espécies de Pokémon, quando o jogador encontra um treinador ou um Pokémon, começa uma batalha baseada em turnos para poder fazer com que o HP do adversário chegue a 0.
O maior aspecto do game é o jogador treinar e melhorar seu Pokémon, tanto derrotando outras criaturas como outros treinadores. Os objetivos  principais do jogo é conseguir as insígnias do ginásio para poder enfrentar os melhores treinadores de Kanto, conhecidos como a Elite dos 4, além claro de outros objetivos como completar a Pokédex, capturando todos os 150 Pokémon.

Os games se diferenciam pelo fato de ter alguns Pokémon que só podem ser capturados de acordo com a versão que você possui, com isso para que você consiga capturar os 150 Pokémon é necessário realizar trocas de Pokémon entre as versões.
No fim do mesmo ano do lançamento do game, mais de 8 milhões de cópias foram vendidas sem nenhum tipo de publicidade. Posteriormente em 2004, Pokémon Red & Green ganharam remakes para o Game Boy Advance e foram lançados como Pokémon FireRed & LeafGreen, que  voltava ao cenário dos primeiros jogos e refazia a jornada deles. Com isso, trazia a possibilidade de obter todos os 150 primeiros Pokémon, sendo refeitos quase que exatamente como os primeiros jogos. Os remakes também trazem uma nova área para o mundo Pokémon: as Sevii Islands, onde era possível achar e capturar monstrinhos que eram nativos de Johto, palco dos jogos de segunda geração. Vale ressaltar que esse remakes foram os jogos mais vendidos da Nintendo entre 2004 e 2005.


Depois do imenso sucesso dos primeiros jogos foi lançado Pokémon Yellow, em 12 de setembro de 1998 no Japão e na América do Norte em 1º de outubro de 1999. Embora tenha sido uma versão melhorada de Pokémon Red & Blue, Pokémon Yellow se tornou extremamente popular, devido o enredo do jogo seguir o mesmo do anime Pokémon, lançado em 1 de abril de 1997, a novidade é o Pikachu como Pokémon principal além de trazer como inovação o Pokémon ( no caso Pikachu) sempre seguir o jogador fora de sua Pokébola. Em 1999 nos EUA foi lançado uma edição especial a qual o jogo vinha junto um Game Boy Color amarelo personalizado do Pikachu e com um cabo Game Link.

A versão comum vendeu 600.000 cópias na primeira semana e mais de um milhão de cópias no seu primeiro mês, se tornando o game mais rapidamente vendido de toda a história da Nintendo, recorde que antes era de The Legend of Zelda: Ocarina of Time.


Nessa mesma época também foi lançado para o Nintendo 64 três jogos: Pokémon Stadium, que usava monstrinhos transferidos do Game Boy ou contidos no próprio Stadium em batalhas 3D, além de trazer uma série de minigames; Hey You, Pikachu! que inovou ao implementar nos games o sistema de microfone e o terceiro jogo foi Pokémon Snap, onde o jogador controlava um fotógrafo de Pokémon e devia fotografá-los da melhor maneira possível. Houve ainda um spin-off da série para o Game Boy chamado Pokémon Pinball, que trazia um pinball usando Pokémon e também foi um dos poucos jogos do console a usar a função "rumble", que fazia o console vibrar ao fazer certos movimentos.


Á medida que Pokémon conquistava cada vez mais fãs mundialmente, os criadores decidiram fazer uma continuação dos primeiros jogos. Isso gerou duas novas versões, que traziam uma aventura diferente das anteriores, situada em uma Região ao lado da que conhecemos nos primeiros jogos, além de novos Pokémon. Então em 21 de novembro de 1999 Pokémon Gold e Silver foram lançados, sendo esses foram os jogos que iniciaram a segunda geração de Pokémon, adicionando 100 novos Pokémon aos 150 originais, de Pokémon Red, Blue e Yellow. Os dois jogos se passam em uma nova região chamada Johto, que fica bem ao lado de Kanto, apesar que o game também permitia o jogador explorar essa  região onde se passaram os jogos anteriores. Derrotando todos os ginásios antigos e conseguindo mais oito insígnias, é hora do confronto final no Mt. Silver com Red, o protagonista de Red e Blue e Yellow. Houve muitas mudanças na jogabilidade em Pokémon Gold e Silver. Uma delas, foi os gráficos melhorados, outra foi a inserção dos sexos dos Pokémon, possibilitando cruzá-los para obter outros.



Mais uma mudança foi a nova função do relógio interno, fazendo com que houvesse dia e noite, sendo possível capturar monstrinhos exclusivos que aparecem de dia ou de noite. Consequentemente, dois novos tipos de Pokémon foram introduzidos: o tipo Dark e o tipo Steel. Posteriormente em 12 de setembro de 2009 foi lançado no Japão os remakes de Pokémon Gold & Silver para o Nintendo DS intitulado Pokémon HeartGold & SoulSilver. Assim como Pokémon Yellow, que somente Pikachu andava fora da Pokébola, qualquer Pokémon que seja o primeiro de sua equipe anda ao seu lado agora, também foi introduzido duas novas áreas para Johto, uma espécie de Pokémon Safari e também traz de volta o Battle Frontier.



Pokémon Crystal foi lançado em 30 de julho de 2001 e praticamente é um remake aperfeiçoado de Pokémon Gold &Silver, que apresenta novos elementos no jogo como animação dos sprites dos Pokémon, agora você escolher uma personagem feminina no jogo, além de ser o único jogo de Pokémon da 1ª e 2ª geração que só podia ser jogado no Game Boy Color.


Para o Nintendo 64 foi lançada uma nova versão de Pokémon Stadium conhecida no ocidente como Pokémon Stadium 2, que trazia os 251 Pokémon em 3D e as mesmas mecânicas do jogo anterior, além dos novos minigames, uma característica marcante da série Stadium. Depois de Stadium 2 houve mais alguns spin-offs da série, como Pokémon Puzzle Challenge, Pokémon Puzzle League, ambos do mesmo gênero de jogos, sendo um para o Game Boy Color e o outro para o Nintendo 64. Também foram lançados os jogos Pokémon Trading Card Game 1 e 2,  que se baseavam no jogo de cartas da série.


Pokémon Ruby e Pokémon Sapphire são dois jogos que correspondem à terceira geração da série Pokémon. Desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo para Game Boy Advance, foram lançados no Japão no final de 2002 e internacionalmente em 2003.
A mudança principal que ocorreu nessa versão foi na mecânica de batalha onde teve a introdução de batalhas em dupla, nas quais são usados dois Pokémon ao mesmo tempo. Consequentemente, certos ataques dos Pokémon podem afetar os dois adversários de uma só vez. Também foi introduzido os Pokémon Contests, mini-jogos em que os jogadores apresentam as habilidades de seus Pokémon para os juízes. Os Pokémon e seus movimentos têm uma condição, que é aumenta pelo uso de Poké-blocos (doces feitos de frutas). Esses jogos foram os primeiros a apresentarem diferentes condições climáticas que afetam diretamente as batalhas.

Um remake dos dois jogos, intitulado Omega Ruby e Alpha Sapphire, foi lançado para Nintendo 3DS em novembro de 2014.



Em 2004 no Japão junto com FireRed & LeafGreen, foi lançado Pokémon Colosseum que foi o primeiro jogo de plataforma da série com um modo RPG. Este modo RPG trazia uma nova região, conhecida como Orre, onde um garoto tinha que salvar os Pokémon que tinham uma aura maligna e eram denominados Shadow Pokémon, e capturá-los de treinadores e membros de uma organização criminosa conhecida como Cipher. Em Colosseum, esse garoto tem que viajar por Orre ao lado de uma garota, a única pessoa que pode distinguir os Pokémon normais dos Shadows Pokémon. Após capturá-los, ele tem que usá-los em batalhas para diminuir sua "barra de coração" (em inglês, Hearth Gauge) até o fim, possibilitando os Shadow Pokémon tornar-se novamente um Pokémon comum. Pokémon Colosseum foi dado como um grande jogo de Pokémon, embora desaconselhável para jogadores novatos. No ano seguinte, 2005, foi lançado Pokémon XD: Gale of Darkness, continuação direta de Colosseum, onde um novo herói tem que salvar Orre dos Cipher, que voltaram das sombras e se reorganizaram, criando um Shadow Pokémon que não poderia ser purificado, conhecido pelo codinome de XD001. Pokémon XD foi avaliado como uma versão melhorada de Colosseum, mas que apresentava as mesmas falhas do antecessor. Ambos os jogos foram lançados para o Nintendo Game Cube.



Em 2005, a geração Advance termina com Pokémon Emerald, que era uma versão complementar para Ruby & Sapphire e trazia novos recursos, como o retorno das animações dos Pokémon ao início das batalhas, conceito já usado em Pokémon Crystal, uma nova área repleta de desafios chamada Battle Frontier e também a possibilidade, através de eventos, de capturar Mew sem a necessidade de truques, como em Red, Blue e Yellow , vale ressaltar que esse foi o segundo jogo mais vendido do Japão em 2005.
A terceira geração trouxe mais spin-offs á série, como Pokémon Pinball Ruby & Sapphire, um novo pinball de Pokémon, usando os 202 Pokémon presentes em Ruby & Sapphire e a compatibilidade com o acessório e-Reader, Pokémon Channel, um spin-off que simulava uma estação de televisão comandada e feita para Pokémon.


Em setembro de 2006, foram lançados no Japão as duas primeiras versões de RPGs originais da quarta geração de Pokémon, feitas para o Nintendo DS. Pokémon Diamond & Pearl introduziram 107 novos Pokémon, totalizando 493, novas funções, como uma mudança na parte dos ataques, dividindo-os em três tipos (Physical, que usa o valor Attack; Special, que usa o valor Special Attack e Other, que utiliza qualquer outro valor), a volta das mudanças de horário entre o dia e a noite, usado pela última vez em Pokémon Gold & Silver, incluindo a possibilidade de conexão online através da Nintendo Wi-Fi Connection, onde os jogadores de qualquer parte do mundo poderiam batalhar e trocar Pokémon com vários outros jogadores do planeta. Também introduziu no Nintendo DS o uso de um fone de ouvido que permitia conversas entre os jogadores que iriam se enfrentar na Nintendo WFC. Pokémon Diamond & Pearl venderam mais de 1,58 milhão de cópias nos quatro primeiros dias no Japão e também foram os jogos mais vendidos do país em todo o ano de 2006. Nos Estados Unidos Pokémon Diamond & Pearl venderam mais de um milhão de cópias na primeira semana de vendas e mais de 10 milhões no mundo inteiro.


Em Dezembro de 2006, chegou às lojas do Japão o primeiro jogo de plataforma da série para o console Wii: Pokémon Battle Revolution. Ele estabelece uma conexão com Pokémon Diamond & Pearl, de modo que os Pokémon de Diamond & Pearl podem ser transferidos para Pokémon Battle Revolution. Battle Revolution também traz a possibilidade de usar Pokémon diretamente de Diamond & Pearl para batalhas em 3D com amigos e copiá-los para o jogo para serem usados para a completação de coliseus (Colosseum) em um lugar chamado Pokétopia ou usá-los através de Nintendo Wi-Fi Connection também.


Em 2008, foi lançado o terceiro jogo de RPG da quarta geração, Pokémon Platinum, que no seu segundo dia de vendas no Japão, já havia vendido 963 mil unidades. Trazendo uma nova dimensão para Sinnoh, o mundo distorcido (the Distortion World), onde é possível encontrar Giratina.
Em 29 de janeiro de 2010, a Pokémon Company anunciou que o novo jogo Pokémon, que traz os primeiros monstrinhos da quinta geração, estava em desenvolvimento para o Nintendo DS a ser lançado no final daquele mesmo ano.


Os nomes das versões da 5ª geração são: Pokémon Black e Pokémon White! A revelação foi feita pela página oficial dos monstrinhos. Mais detalhes virão no dia 15, mas as informações divulgadas mostram que o lançamento acontecerá no outono japonês. Como esperado, o primeiro grande destaque são os gráficos 3D que estão melhores desenvolvidos em relação às versões anteriores. Em seguida, temos a nova tela de batalha, como mostra a imagem com Zorua e Zoroark, os primeiros monstrinhos da nova geração. O Centro Pokémon recebeu um upgrade e agora possui um balcão de vendas, possivelmente resultado de uma fusão com os Mercado Pokémon. Notem, na mesma imagem, que agora é mostrada uma indicação de qual personagem está falando, como se fosse um balão de histórias em quadrinhos. Temos também os sprites em miniatura dos dois treinadores principais. A garota usa um boné branco e rosa e rabo-de-cavalo, enquanto o garoto possui um boné branco e vermelho com uma roupa azul. Mas informações são esperadas no Pokémon Sunday, que será exibido hoje, e nos próximos dias, na atualização do site oficial. Os iniciais são de Planta Snivy,o de fogo Tepig e o de água o Oshawott. além de outros como os dois lendários Reshiram e Zekrom. E outros como Minccino, Munna , Klink, Pidove, Darmanitan, Blitzle e Sandile. Foram lançados no total 157 novos Pokémon nesta geração.

Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 são lançados em 2012 no Japão dando continuação ao enredo de Pokémon Black e Pokémon White após 2 anos.




Os novos jogos Pokémon X & Y são anunciados para Outubro de 2013 agora para uma nova plataforma, o Nintendo 3DS com os três novos Pokémon iniciais Fennekin (Fogo), Chespin (Grama) e Froakie (Água) e os Pokémon lendários Xerneas (Pokémon X) e Yveltal (Pokémon Y) com uma nova experiência de jogo em 3D. Este foi o jogo que mais surpreendeu de toda a franquia com muitas novidades inéditas, a começar pela que mais surpreendeu: As Mega Evoluções, que são versões evoluídas de alguns Pokémon. Ela é uma evolução temporária,assim,ela só acontece durante uma batalha se o Pokémon segura a sua respectiva Mega Stone (o item que o faz mega evoluir). Já mega evoluídos os Pokémon podem ter uma alteração nos Status, nas Habilidades e até no tipo do Pokémon! É importante lembrar que só um Pokémon pode mega evoluir por batalha! Outra grande novidade foi a adição do tipo Fada que conta com novos Pokémon e ate alguns antigos que tiveram este tipo adicionado ou substituído pelo antigo como é o caso de Togekiss que era do tipo Normal/Voador e virou do tipo Fada/Voador! Este tipo foi criado com o intuito de balancear o jogo do lado Competitivo que na geração passada era dominado pelos Dragões já que Fada tem vantagem e imunidade a Dragão.
Durante uma apresentação do Nintendo Direct em 26 de Fevereiro de 2016, dois novos títulos de Pokémon foram anunciados: Pokémon Sun e Pokémon Moon. Os Primeiros jogos da sétima geração de Pokémon, foram lançados no final de 2016. Os jogos são compatíveis com outros títulos do Nintendo 3DS, incluindo Pokémon X e Y; Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire; e o Virtual Console de re-lançamentos de Pokemon Red, Blue e Yellow. O nome da nova região a ser explorada no game  é  Alola, um arquipélago inspirado no Hawaii, bem como os três novos Pokémon iniciais: Rowlet, do tipo grama e voador; Litten, do tipo fogo e Popplio, do tipo água. Também foram revelados os Pokémon lendários de cada versão: Solgaleo na versão Sun, do tipo psíquico e metal, e Lunala na versão Moon, do tipo psíquico e fantasma. Os jogos foram lançados mundialmente no dia 18 de novembro de 2016 para linha de consoles do Nintendo 3DS. Eles vieram com suporte para nove idiomas: inglês, francês, espanhol, alemão, italiano, japonês, coreano, e pela primeira vez em chinês tradicional e simplificado.


Pokémon Ultra Sun e Pokémon Ultra Moon foram anunciados oficialmente pela Nintendo Direct no dia 6 de junho de 2017. Os títulos são versões melhoradas de Pokémon Sun e Moon com um enredo modificado, semelhante as "versões superiores" anteriores como Yellow, Crystal, Emerald e Platinum. Os dois jogos são da sétima geração e o último jogo da série principal de Pokémon para linha de consoles do Nintendo 3DS.

Os jogos são definidos na região de Alola com um enredo alternativo e apresentam vários novos personagens, Pokémon, formas e características de jogabilidade. Tal como acontece com os títulos anteriores da série, o jogo segue um jovem treinador em uma jornada de treinamento Pokémon em toda a região. Os jogos apresentam novas formas do Pokémon lendário Necrozma, conhecido como Dusk Mane Necrozma e Dawn Wings Necrozma, como mascotes da versão. Os jogos foram lançados mundialmente no dia 17 de novembro de 2017.



Pokémon: Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee! foram anunciados pela primeira vez em uma conferência de imprensa japonesa em maio de 2018, com a intenção de os jogos trazerem novatos para a série, bem como atender aos fãs antigos. Eles também foram concebidos para atrair um público mais jovem; por isso, os jogos incorporam elementos do anime, à semelhança do Pokémon Yellow. Eles receberam críticas geralmente favoráveis ​​dos críticos, com elogios direcionados à acessibilidade e charme, enquanto as críticas foram direcionadas aos controles de movimento. Os jogos combinaram vendas mundiais de mais de 13 milhões em dezembro de 2020, tornando-os um dos jogos mais vendidos para o sistema.
Pokémon: Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee! são passados ​​no região de Kanto e incluem a 151 Pokémon originais além de suas respectivas formas Mega Evoluções de Pokémon X, Y, Omega Ruby e Alpha Sapphire e suas formas Alolan de Pokémon Sun e Moon.

Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee! apresentam elementos comuns da série principal, como lutar contra personagens não-jogáveis Pokémon Treinadores e Líderes de Ginásio com criaturas Pokémon capturadas. No entanto, ao enfrentar Pokémon selvagens, em vez de lutar contra eles com o sistema de batalha tradicional como nos jogos anteriores, a captura de Pokémon usa um sistema que lembra o jogo spin-off móvel Pokémon GO. Usando os controles de movimento do controlador Joy-Con ou do periférico Poké Ball Plus, os jogadores podem atirar bagas para pacificar um Pokémon ou Pokébolas para tentar capturá-lo.



Pokémon Sword e Pokémon Shield são dois jogos eletrônicos de RPG, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela The Pokémon Company e Nintendo. Fazem parte da oitava geração da série Pokémon, e os segundos jogos desta franquia, após Pokémon: Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee!, lançados em um console doméstico. Incitados originalmente na E3 2017 e anunciados em fevereiro de 2019, Pokémon Sword e Shield foram lançados em novembro de 2019 para Nintendo Switch. Os jogos receberam dois pacotes de expansão de conteúdo para download por meio de um pacote com The Isle of Armor, lançados em junho de 2020[3] e The Crown Tundra, lançados em outubro de 2020. Um pacote físico incluindo ambos os pacotes de expansão com os jogos básicos foi lançado em novembro de 2020.
O planejamento do conceito de Sword e Shield começou imediatamente após a conclusão de Pokémon Sun e Moon em 2016, enquanto a produção total começou um ano depois, em setembro de 2017. Como nos títulos anteriores, eles narram a jornada de um jovem treinador Pokémon com o objetivo de se tornar o Pokémon Campeão, desta vez na nova região de Galar, que fica no Reino Unido. O objetivo principal dos jogos é destronar o campeão da Liga Pokémon, Leon, em um torneio do qual vários outros líderes de ginásio e rivais também participam, enquanto lida com a Equipe Yell e uma conspiração nefasta dentro da Liga. Sword e Shield apresenta 81 novos Pokémon ao lado de 13 formas regionais de Pokémon pré-existentes; Dynamaxing, que aumenta o tamanho do Pokémon sob certas condições; Gigantamaxing, que também altera a forma de certos Pokémon; e a Wild Area, que é uma grande área de mundo aberto com movimento de câmera livre que contém batalhas de ataques cooperativas. Os dois jogos também reintroduzem recursos vistos anteriormente em Sun e Moon e Let's Go, Pikachu! e Let´s Go, Eevee!, como formas regionais e Pokémon itinerantes representados no mundo superior.


Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl são jogos eletrônicos de RPG da franquia Pokémon, desenvolvidos pela ILCA e publicados pela The Pokémon Company e Nintendo para o Nintendo Switch.São recriações de Pokémon Diamond e Pearl, lançados originalmente em 2006 para o Nintendo DS. Os jogos fazem parte da oitava geração da série de jogos eletrônicos de Pokémon e foram lançados em 19 de novembro de 2021, eles foram anunciados como parte do evento Pokémon 25th Anniversary,.



Pokémon Legends: Arceus é um RPG de ação, uma estreia na série principal de jogos Pokémon. Apesar desta distinção e das mudanças que vêm com ela, Legends: Arceus é dito para homenagear a jogabilidade principal de entradas anteriores na série. Ele apresenta um cenário de mundo aberto na área selvagem introduzido no Pokémon Sword e Shield. O jogo se passa em uma era passada da história da região de Sinnoh, muito antes dos eventos de Pokémon Diamond e Pearl acontecerem. Foi declarado que o objetivo do jogo seria criar a primeira Pokédex de Sinnoh. O mítico Pokémon Arceus terá um papel importante na história.

Os jogadores podem capturar Pokémon diretamente no mundo superior imediatamente, sem passar por uma batalha, e podem entrar na batalha liberando Pokémon que capturaram anteriormente perto de um Pokémon selvagem. Pokebolas nesta época eram feitos de madeira e vapor quando o Pokémon foi capturado. No início do jogo, três opções iniciais de Pokémon estão disponíveis: Rowlet (do Pokémon Sun e Moon), Cyndaquil (do Pokémon Gold e Silver) e Oshawott (do Pokémon Black e White), tornando-o o primeiro jogo da série principal a apresentar Pokémon iniciais de três gerações diferentes de jogos.



Pokémon Scarlet  são dois jogos eletrônicos de RPG desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo e The Pokémon Company. Anunciados em fevereiro de 2022, são os primeiros títulos da nona geração da série de jogos Pokémon. Foram lançados em 18 de novembro de 2022 para Nintendo Switch.
Scarlet e Violet são descritos pela The Pokémon Company como jogos de mundo aberto, que inclui áreas urbanas e regiões selvagens abertas no jogo sem fronteiras entre os dois. O jogo apresenta três novos Pokémon iniciais: Sprigatito, Fuecoco e Quaxly.



Bem pessoal espero que esse material tenha sido útil para que vocês conheçam mais sobre essa franquia fantástica que é Pokémon!!


Postar um comentário

0 Comentários