Olá, Olá Nerds!
Hoje vamos falar novamente sobre o surgimento do homem! Entretanto vamos abordar um outro ponto de vista. Vocês sabem que, mesmo evangélico, sou evolucionista. É o que chamam de Evolucionista Teísta e já fiz um post anterior defendendo esta posição.
(Debate Nerd Ciência #18 - O homem veio do macaco? A Origem do Homem!)
Mas no texto de hoje, falarei sobre outro ponto de vista: A Teoria do Design Inteligente (TDI). Afinal, não dá simplesmente para utilizar Argumentum Ad Ignorantiam.
Tentem imaginar a seguinte ilustração: Findada a vida na terra, chegam os Extraterrestres, pousam em nosso planetinha que, neste momento, não tem o menor traço de vida e encontra um iPhone em pleno funcionamento (é só uma ilustração, não levem isso ao pé da letra). O que os Extraterrestres pensarão?
1 - "Nossa, esse é um traço da evolução natural deste planeta," - O ET estuda aquele objeto por anos e intui: - "Este "cidadão" surgiu da água, primeiro veio o iPod Classic, depois o iPod Photo, evoluindo para iPod nano, iPod Shuffle até virar seu ancestral mais próximo, o iPod Touch, com o tempo a evolução continua e ele passa a fazer ligações surgindo o a espécie iPhone."
2 - Esse objeto não pode ter sido auto-criado, alguém inteligente o fabricou/criou deste modo.
Se você entende que o ET pesaria na segunda opção, parabéns é exatamente isso que diz a TDI. A Vida é complexa demais para ter sido apenas evolução natural. Segundo eles, se você juntar Oxigênio (65%), Carbono (18%), hidrogênio (10%), Nitrogênio (3%), cálcio (1,5%), Fósforo (1%), potássio, (0,25%), Enxofre (0,25%), Sódio (0,15%), Cloro (0,15%), Magnésio (0,05%), Ferro (0,006%), - (Composição química do corpo humano) - mesmo que você deixe eternamente lá, NUNCA vai criar vida, isso porque a estrutura que gera a vida é complexa demais. Sendo assim eles podem inferir que houve um Designer por trás disso.
Para defender seu ponto de vista, utilizam o conceito da Complexidade Irredutível.
Um sistema irredutivelmente complexo é composto de partes que interagem entre si para realização de sua função básica. Michael Bahe em seu livro "A Caixa Preta de Darwin" cita o exemplo da ratoeira, que tem como única função pegar ratos e tem diversas partes que atuam em conjunto para este fim (plataforma, trava, martelo, mola e barra de retenção). Se uma das partes for removida, a ratoeira não funcionará. Portanto é um sistema irredutivelmente complexo.
A complexidade irredutível, segundo especialistas da TDI, é um sério obstaculo à evolução de Darwin, pois necessita que todas as peças estejam encaixadas na ordem certa para que funcione e isso não é possível no evolucionismo.
Além desse obstáculo, a TDI afirma que processos como o Big Bang não é impossível segundo o próprio modelo científico químico, pois seria uma expansão de uma nuvem de hidrogênio e hélio em expansão eterna, pois estariam expandindo no nada, não colidiriam, não haveria possibilidade de um colapso gravitacional que retardasse os átomos para que se juntassem em uma massa de alta densidade a ponto de formar planetas rochosos.
Mais uma argumentação contra o evolucionismo de Darwin é a alegação de que na sopa primordial (aquela que deu origem a vida) não haveria a possibilidade de que houvessem reações entre aminoácidos, pois há várias reações laterais que seriam mais vantajosas do que as ligações piptídicas, pois hidrolisariam muito facilmente, sendo assim eles afirmam que o evolucionismo não se sustenta.
A TDI não afirma categoricamente que foi Deus que fez todas as coisas, ela não é uma teoria religiosa, ela diz que foi um "projetista inteligente", que vai de acordo com a crença de cada um. Podem ser ETs, Deus ou quaisquer outras entidades que queiram. Ela é uma teoria interessantíssima e vale a pena pararmos para estudá-la, confesso que, como evolucionista teísta, fiquei de nariz torcido quando li artigos sobre a TDI, mas meu dever é mostrar todas as opiniões. Tive alguns feedbacks alegando que fui muito parcial no artigo anterior e não abri possibilidade para outras teorias. Então está aqui. espero que tenham gostado. Deixem seus comentários aqui em baixo e nas redes sociais.
Até quarta que vem no próximo Debate Nerd Ciência
0 Comentários