Como todo fã de Dragon Ball Z, gostaria muito de poder visitar Namekusei, um planeta muito parecido com nossa Terra, com atmosfera respirável, água em estado líquido, continentes, fauna e flora diversificada com a diferença de que possui 3 sois! E aqui começam os problemas...
Para um planeta ser parecido com o nosso, ele precisa estar na Zona Habitável de sua estrela (que pode variar de acordo com o tamanho dessa estrela), foi descoberto recentemente que um sistema binário (com duas estrelas) também pode possuir. Isso também abre possibilidade de que um sistema ternário ou maior também possuam (embora devido à furia da gigantesca gravidade envolvida, praticamente inviabilize isso). Para isso, esse essas estrelas precisariam estar muito distantes, de modo com que possa existir Zona Habitável em uma delas e ainda manter a órbita dos outros dois.
Desse modo, parece improvável que Namekusei fizesse parte de um sistema assim, pois se fosse desse modo, as outras duas estrelas seriam praticamente invisíveis durante o dia devido à distância que estariam, o que parece não acontecer.
Se o sistema ternário tiver uma distância interestelar menor, fica impossível a existência da vida como conhecemos hoje, pois as temperaturas seriam muito altas. O planeta não teria atmosfera e seria extremamente árido.
Recentemente, foi descoberto o planeta HD 131399Ab. Esse planeta está a cerca de 320 anos-
luz da Terra e é muito parecido com o que seria Namekusei. Está em um sistema ternário, orbitando uma das estrelas enquanto as três orbitam entre sí, ou seja, é um planeta com 3 sóis! Entretanto, a temperatura nele está longe de ser agradável, beira a 580ºC (embora seja considerado frio para a circunstância em que está inserido). As imagens do planeta foram obtidas no chile, através do instrumento SPHERE instalado no VLT (Very Large Telescope) de ESO.
Imagem do sitema HD 131399 |
Esse sistema ternário funciona da seguinte maneira, O planeta orbita a estrela HD 131399A, enquanto as estrelas HD 131399B e C orbitam entre si e também à estrela "A" como mostra o conceito artístico abaixo.
Orbita do Planeta HD 131399Ab |
Conceito artístico do planeta HD 131399Ab |
Para finalizar: Não temos ainda como saber se existe um planeta como Namekusei, pois ja descobrimos que podem existir planetas em um sistema ternário e já descobrimos que existe zona habitável em sistemas binários. É provável que não exista, por conta da grande gravidade envolvida no processo, bem como a distância que as estrelas teriam que ter. A existência de um planeta igual a Namekusei esmagaria a Teoria da Relatividade, mas e daí? Conceitos são superados a cada dia. Isso é ciência!
Em tempo: Um fã de Dragon Ball criou uma petição para a Nasa mudar o nome do planta Kepler-22B para Namekusei (esse planeta fica na constelação de Cygnus). Infelizmente, essa petição, que precisava de 150.000 nomes, não atingiu seu objetivo, faltando apenas 12.048 pessoas!
Notem como os dois planetas são parecidos!
Em tempo 2: O sistema ternário mais famoso é a estrela Algol, na constelação de Perseu. Anteriormente, cria-se que Algol era um sistema binário, devido a variação de iluminação que tem, mas recentemente foi descoberto que na verdade são 3 estrelas. Isso mesmo Algol possui 3 estrelas!
Bom, vamos ficando por aqui, até o próximo Debate Nerd Ciência!
0 Comentários