Olá, Olá Nerds! Hora de explodir a cabeça! Você sabia que uma das coisas mais importantes para a vida também é aquilo que mais mata?
Estamos falando do Oxigênio, aquele gás que é fundamental para que continuemos vivos! Sim o oxigênio mata!
Já perceberam que uma maça em contato com o ar fica escura? Isso se dá por causa da oxidação, no caso da maça, é devido a ação do oxigênio aliado ao polifenol liberado pela fruta ao ter suas células rompidas. Além disso, já perceberam que metais ferrosos que ficam em contato com o ar, sem proteção, enferrujam? Também ação do oxigênio!
Nos organismo também acontece algo parecido, só que não percebemos, pois o processo é bem lento!
Para entender o que acontece, vamos falar um pouco de combustão! Combustão é
uma reação onde moléculas a base de carbono cedem elétrons ao átomo de oxigênio, só que isso acontece muito rápido! Devido a isso, a quantidade de energia liberada é muito grande e o calor resultante dessa liberação de energia converte-se em fogo.
Lavoisier descobriu, que no corpo, a respiração celular também gera um processo de combustão. entretanto, o corpo não entra em chamas, porque existem diversos processos nesse ínterim que absorvem quase toda essa energia, sendo assim essa reação sustenta o funcionamento das células.
Mas eu disse acima que o corpo absorve quase toda energia produzida e que a combustão é a perda de elétrons de moléculas de carbono para átomo de oxigênio lembram?
pois então, esses processos geram moléculas reativas que são os Radicais Livres e essas moléculas são altamente toxicas!
Radicais livres são moléculas instáveis e se associam rapidamente a outras moléculas causando oxidação. No corpo humano eles se conectam a tudo o que estiver por perto, danificando celulas e causando o envelhecimento.
Mas seria possível viver sem oxigênio?
Organismos primitivos não utilizavam oxigenio para geração de energia, entretanto, durante a evolução começaram a gerar energia através deste átomo. Então hoje, é impossível viver sem oxigênio, ele é responsável pela quebra do açúcar. Em uma celular com respiração anaeróbica (que não usa oxigênio para quebrar o açúcar) consegue-se apenas dois mols de ATP para um de glicose. Em células com respiração aeróbica (com o uso de oxigênio) consegue-se 36 mols de ATP para um de glicose, ou seja, a produção de energia feita a partir do oxigênio é mais eficiente!
Como resultado disso, envelhecemos e morremos!
Bom, vou ficando por aqui... Dúvidas, elogios e criticas, deixem aqui embaixo e em nosso perfil no Facebook!
0 Comentários