Olá, Olá Nerds, voltaremos ao tema viagem no tempo e mostraremos aqui alguns paradoxos que podem ocorrer devido a uma eventual transição temporal.
O tema de hoje foi sugerido pelo Paulo, um Nerd que conheci em um Food Truck e como eu, gosta de refrigerante de cola, pizza de pepperoni, prefere o Sasuke à Naruto e prefere Digimon à Pokemon. Abração Paulo, obrigado pelo tema!
Paradoxos são pensamentos, proposições ou argumentos que contrariam os princípios básicos e gerais. O paradoxo temporal seria aquele que, devido a viagem no tempo, geraria resultados logicamente impossíveis. Sem mais delongas, vamos a eles
1- Paradoxo do Avô
O que aconteceria se um viajante temporal, voltasse ao passado e matasse seu avô antes que seu pai tenha nascido? Essa é a questão central do paradoxo do avô. Se ele matar seu avô, como nasceria para poder viajar no tempo e cometer tal assassinato?
Alguns críticos dizem que como o passado já foi escrito ele não poderá ser alterado, ou o viajante estará em um universo paralelo, ou a pessoa que ele irá matar não é seu avô biológico (seu pai seria fruto de uma relação extraconjugal da sua avó), ou seu pai é adotado, ou você é adotado, etc.
Outros diriam ainda que como a única coisa que pode comprovar a existência é a matéria, o viajante, mesmo matando seu avô, continuaria existindo, a diferença é que ele surgiria "repentinamente" no tempo.
2 - Paradoxo Ontológico (bootstrap)
Esse paradoxo foi explicado no episódio 4 da nona temporada da excelente série Doctor Who, seria o seguinte: O viajante do tempo, vai ao passado porque ele quer conhecer Beethoven, ao chegar no passado, ele descobre que Beethoven nunca existiu, então ele publica as sinfonias "tornando-se próprio" o Beethoven, mas aí vem a pergunta: Quem compôs a melodia original? A musica foi criada do nada?
Nesse paradoxo, a capacidade de influenciar o passado não causa uma modificação na linha temporal, na verdade, o viajante só descobre a sua função no tempo, visto que determinado acontecimento só ocorreu devido sua influência.
3 - Paradoxo da duplicação
Um viajante do tempo chega em determinado momento do passado, onde ainda não tinha viajado, Um acontecimento o impede de utilizar novamente sua máquina do tempo e a partir daquele instante existirá uma cópia permanente do viajante.
4 - Paradoxo dos Loops Sexuais
Um viajante temporal vai ao passado e tem relações sexuais com uma ancestral tornando-se ancestral dele mesmo.
5 - Paradoxo da Descontinuidade
Para este paradoxo, necessita-se de pelo menos 2 viajantes temporais. Pense no seguinte fato: Um viajante do tempo encontra no passado um outro viajante conhecido, que partiu de um ponto do futuro diferente do dele. Essa pessoa pode não reconhecer o viajante, pois no presente desta pessoa, eles ainda não se encontraram, ou seja, ele pode estar encontrando esta pessoa antes do momento que se conheceram.
6 - Paradoxo Final: um viajante volta no tempo e impede que a tecnologia utilizada para viagens temporais seja criada
Novamente temos aqui um paradoxo que interfere diretamente no futuro deste viajante, se nunca existiu a tenologia, como ele voltou ao passado?
Bom esta é a primeira parte, são 12 paradoxos temporais, quarta feira que vem traremos os outros 6, não percam!!
2 Comentários
Plágio é phoda... Só trocou as palavras...
ResponderExcluirhttp://maxiverso.com.br/blog/2016/07/13/os-paradoxos-temporais-na-ficcao/
É tão corajoso que não se identificou... ta "serto"
ExcluirO texto é sobre o mesmo tema, óbvio que o conteúdo é parecido... mas se vc leu atentamente, viu que gramaticalmente, é completamente diferente... então deixa de ser frouxo e tapado...