Genoma Humano |
Genoma Humano é a sequência dos 23 pares de cromossomos do núcleo das células humanas diploides (aquelas células que organizam os cromossomos em pares). Desses 23 pares, 22 são usados para nos dar todas as características, cor dos olhos, tom da pele etc, menos o sexo. Esses cromossomos são chamados de Autossomo. O ultimo par, o Alossomo, nos dá a característica sexual. Nos homens são cromossomos heterogaméticos (ou seja XY) e nas mulheres, homogamético (ou seja XX). Dentro do nosso genoma, podemos encontrar entorno de 27000 genes.
Genes são as unidades fundamentais da hereditariedade, ou seja, gene é a receita que faz com que você seja você, cada gene é uma receita para alguma coisa. Eles são uma sequencia de nucleotídeos, que são compostos que carregam muita energia que nos auxiliam no processo metabólico.Dentro do gene se encontram dois ácidos o desoxirribonucleico e ribonucleico, ou DNA e RNA.
Ok, mas como que essas pequenas coisas se transformam em mim?
Bom, os genes fazem síntese de proteína. Isso foi descoberto pelos pesquisadores George Beadle e Edward Tatum em uma observação de moscas Drosophila melanogaster, perceberam que a cor alterada do olho mutante da mosca devia-se à incapacidade do inseto realizar uma reação química específica na via metabólica da síntese de um pigmento visual.
Então através da síntese das proteínas, são definidas cores dos olhos, pigmentação da pele, pigmentação dos cabelos e todas as demais características dos seres humanos.
A Síntese de proteína ocorre através de três processos: Transcrição, Ativação de Aminoácidos e Tradução.
Síntese Proteica |
A Transcrição ocorre no interior do núcleo das células e consiste na síntese de uma molécula de RNA Mensageiro(RNA m) a partir da leitura da informação contida no gene de uma molécula de DNA. Este processo começa pela ligação de um complexo enzimático na molécula de DNA, o RNA-polimerase. A enzima helicase desfaz a dupla hélice, destruindo as ligações de hidrogênio que ligam as bases das duas cadeias e isso as afasta. O RNA-polimerase, inicia a síntese de uma molécula de RNA m de acordo com a interdependência das bases com nitrogênio. Com isso, as bases se tornam pares: a adenina do DNA se liga à uracila do RNA m, a timina do DNA com a adenina do RNA m, a citosina do DNA com a guanina do RNA m, etc, havendo a intervenção da enzima RNA-polimerase. Quando a leitura termina, a molécula RNA m separa-se da cadeia do DNA, esta restabelece as ligações de hidrogênio e a dupla hélice é reconstituída.
A Ativação de Aminoacidos é quando o RNA transportador (RNAt) leva os aminoácidos dispersos no citoplasma até os ribossomos. Numa das regiões do RNAt está o anticódon, uma sequência de 3 bases complementares ao códon de RNAm. A ativação dos aminoácidos é dada por enzimas específicas que se unem ao RNA transportador, formando o complexo aa-RNAt, dando origem ao anticódon (um trio de códons complementar aos códons do RNAm). Para que esse processo aconteça é preciso haver energia, que é sim fornecida pelo ATP.
E Tradução é a segunda parte da síntese, ela ocorre no citoplasma. E literalmente é uma tradução, ele pega a mensagem que está no RNAm e decodifica no ribossomo.
Bom, é dessa maneira que você é formado.
Vamos ficando por aqui, até quarta que vem no proximo Debate Nerd Ciência.
0 Comentários