Capitão América Congelado |
Criogenia humana e o congelamento de um cadáver com a intenção de traze-lo de volta a vida depois que tivessem descoberto a cura para sua doença, alguns multimilionários tem feito essa opção para, quem sabe, driblar a morte. Até o momento, morte é um estado irreversível, aliás, a morte clínica é um processo irreversível, pois trata da morte cerebral e não possuímos tecnologia suficiente para religar esse órgão.
O processo é simples, pega uma pessoa e coloca no freezer! Não, não é isso, brincadeirinha pessoal, nada de colocar aquele irmãozinho pentelho no congelador ok?
Na verdade ele funciona da seguinte maneira: Após a morte clínica, o corpo é resfriado com gelo mesmo, para evitar a proliferação bacteriana, na sequencia, o corpo recebe uma injeção de substancias anticoagulantes que evitam que os vasos sanguíneos sejam obstruídos, o sangue, então, é completamente drenado e no lugar é colocado uma substancia que irá proteger as células contra a formação de cristais de gelo.Logo em seguida, o corpo passa por um processo de congelamento através de gelo seco, diminuindo lentamente sua temperatura até chegar a -79ºC. Por fim, o corpo congelado é mergulhado em um tanque de nitrogênio liquido e ficará em forma de picolé até descobrirem a cura da doença que o matou, souberem como descongelar e souberem religar o cérebro.
Temos, pelo menos, dois problemas, o primeiro é no congelamento: Mesmo inserindo na corrente sanguínea substâncias para proteção, não é possível proteger todo o organismo da formação de cristais de gelo. Precisaria de uma substancia diferente para cada tipo de célula que o corpo humano possui e, para alguns grupos celulares, esse tipo de proteção não existe. O problema com a formação de cristais de gelo é que ele destrói a célula, pois a deixa trincada. O segundo é com o descongelamento: Precisam acontecer três coisas para poder descongelar uma pessoa, a primeira é descobrir a cura da doença que matou a pessoa, a segunda é saber como religar o cérebro humano. Ok, descobrimos as duas primeiras coisas, vamos descongelar o cara! Bom ta aí o terceiro problema: como elevar a temperatura dos tecidos sem quem cause dano a eles? Você já viu como fica o corpo queimado por gelo? Exatamente, fica deteriorado, e para descongelar uma pessoa teríamos que zerar a possibilidade de danificar qualquer tecido. Essa será a maior dificuldade que os laboratórios encontrarão.
Bom, é isso, espero que tenham gostado e até quarta-feira que vem no próximo Debate Nerd Ciência!
0 Comentários