Olá,Olá Nerds! A ideia da destruição do planeta Terra tem inspirado inúmeras profecias, previsões, histórias cientificas, filmes e vários outros aspectos da humanidade. Neste post, vamos mostrar 10 maneiras de acabar com nosso planeta, acabando com toda vida até a sua aniquilação.
10 - Grandes Impactos
A Terra já foi vitima de grandes impactos, até mesmo em seus primórdios, quando o seu núcleo e superfície eram quentes, ela sofreu diversas colisões. Um dos mais conhecidos foi o impacto do meteoro que destruiu os dinossauros e até 70% da vida na Terra. Esse meteoro, que caiu a 65 milhões de anos atrás, era um pouco maior que o Monte Everest.
Mesmo assim não tinha massa ou suficiente para destruir o planeta então, para fazê-lo, é necessário algo maior: Um impacto planetário, cujo as gravidades atraíssem uma a outra e começasse um grande abraço colossal.
Poderíamos usar Marte como exemplo, ele teria 30% da massa da terra e poderia acabar com a vida em nosso planeta. O lado que for atingindo seria pulverizado e o outro lado, sofreria com desastres ambientais de proporções imensas, mas não o suficiente para obliterar o planeta, destruí-lo por completo.
Mas como você sabe disso? bom, a cerca de bilhões de anos atrás um grande meteoro colidiu com a terra, esse meteoro era um pouco maior que marte, mesmo assim não a destruiu a terra, mas foi responsável pela criação da lua.
Para destruir o nosso planeta com impacto, precisamos de
algo muito maior, então vamos usar Vênus. Pra quem não sabe, Vênus é a irmã gêmea da terra, tem 80% da massa de nosso planeta e seria mais do que suficiente pra
destruir por completo, mas se fundiria pra se tornando uma nova
Terra-Vênus, muito maior do que os planetas que deram a sua origem.
A nossa terra está a 149 milhões de quilômetros do sol, mas vamos supor que der algumas alteração em sua orbita e que a terra se afasta-se do sol de 5 em 5 milhões de quilômetros. Chegaria em momento que o planeta iria ficar tão gelado que nada sobreviveria à superfície da terra e os oceanos se tornariam cemitérios congelados.
Vamos imaginar que o nosso planeta se aproxime do sol de 5 em 5 milhões de quilômetros, aconteceria um aquecimento global? Bom, as grandes geleiras iriam derreter em questão de alguns anos e o nível do mar, aumentaria em mais de 60%, mas por pouco tempo, por que em um breve período de tempo, água que estaria em estado liquido, se tornaria gasoso e teríamos uma atmosfera de dióxido de carbono devido à superfície carbonizada e um grande efeito estufa.
7 - Parando a sua Rotação
Todos sabemos que a terra está em rotação continua, mas o que vai pode acontecer se, de repente, parasse a sua rotação? Para quem ainda não sabe, a Terra se move a 1.666 km/h e se por um acaso ela para te se mover seria uma grande catástrofe. Mas por que você diz isso? Muito simples, apesar da rotação ter parado a sua atmosfera não vai parar de imediato então, tudo que tiver parado, iria se mover contra a sua vontade em uma velocidade muito extrema (lei da inércia), teríamos ventos de 1.600 km/h e tudo seria destruído. No final das contas a terra seria um planeta de extremos, calor e frio. O clima até poderia variar, mas só quando completasse a sua orbita solar. Então a cada 6 meses as coisas iriam se inverter, sim meu caro nerd, teríamos 6 meses de dias e 6 meses de noite
E se a Terra parasse? |
6 - Devorada Por Dentro
O colisor de Hadrons (acelerador de partículas) |
Mas isso seria possível de acontecer? as possibilidades são pequenas, mas não nulas. Existe máquinas que são capazes de criar pequenos buracos negros como o Colisor de Hadrons (acelerador de partículas) na Europa, que pode criar pequenos buracos negros, mas tão pequenos que se consomem antes que possam causar qualquer problema.
Todos sabemos que tudo é regido pela lei da gravidade, mas o que aconteceria se caso a gravidade parasse? Bom, nem preciso dizer que tudo que sobe não ia descer, mas o que aconteceria exatamente com a Terra? No caso, a própria terra começaria a se desintegrar, pedaço por pedaço.
Mas será que isso é possível, podemos parar a gravidade? por incrível que pareça a resposta é "talvez"... A força gravitacional faz parte das quatros forças fundamentais da natureza, junto com o eletromagnetismo, a força nuclear forte que é responsável pelo núcleo atômico em conjunto e força nuclear fraca que é a fonte da radioatividade, no inicio do Big Bang, a força nuclear forte e força eletrofraca (junção das forças eletromagnética e fraca) se uniram formando o que chamamos de "Inflação", que poderia ser a responsável pela expansão do universo. Mas por um pequeno de periodo de tempo a inflação parou, quando as forças se desfizeram, então se uma força unificada (eletrofraca) pode se dividir em duas. Sendo assim, é plausível que isso possa acontecer com a gravidade, ela poderia ser divida em duas forças diferentes.
4 - Aniquilação Pela Antimatéria
Sabemos que a anti-matéria serio oposto da matéria, então um 1 kg de anti-matéria destruiria 1 kg de matéria, mas o que aconteceria exatamente com a terra? Bom, se no caso um 1 kg de antimatéria destruiria 1 kg de isso liberaria energia o equivalente a uma bomba térmica nuclear, mas é claro que precisaria muito mais do que isso. Segundo algumas estimativas seria necessário trilhões de anti-matéria pra que pode-se explodi a terra de dentro pra fora, mas isso pode acontecer? em nosso planeta não existe a anti-matéria, mas em nosso sol que está a 150 milhões de quilômetros tem, mas levaria bilhões ou até trilhões de anos para pegar e armazenar.
Antimatéria |
3 - A Transformação pela Matéria Estranha
Isso tudo começaria a uma particular que é muito menor que o prótons e nêutrons chamada "quarks" onde no núcleo dele existiria particular chamada para cima, para baixa e estranha, então poderíamos pegar determinada quantidade e transforma um quark em strangelets. Mas qual seria o risco? bom, como o nome diz "matéria estranha" tudo que ela toca vira matéria estranha, agora só basta imaginar o que pode acontecer com a terra.
Isso tudo começaria a uma particular que é muito menor que o prótons e nêutrons chamada "quarks" onde no núcleo dele existiria particular chamada para cima, para baixa e estranha, então poderíamos pegar determinada quantidade e transforma um quark em strangelets. Mas qual seria o risco? bom, como o nome diz "matéria estranha" tudo que ela toca vira matéria estranha, agora só basta imaginar o que pode acontecer com a terra.
Em todo caso, não existe matéria estranha em nosso planeta, mas em estrelas de neutros, é possível que exista quarks formando partículas pra cima, pra baixo e estranha, formando a matéria estranha
2 - Sendo destruindo por dois buraco negro
Todos sabemos que um buraco negro, atraí a matéria para dentro do seu centro e que nem a luz pode passar por ele, mas vamos deixar as coisas muito mais interessante, vamos colocar dois buracos negros um de cado lado de nosso planeta o que ia acontecer? nossa terra seria esticada, as placas tectônicas seriam rompidas, a gravidade iria aumentar e as partículas seriam destruídas. A cada momento a terra seria esticada, e seu pedaço e seu outro pedaço até não sobrar mais nada, mas e as possibilidades disso acontecer? elas quase nulas, a não ser que a terra sai de sua orbita e passe por dois buracos negros.
dois buracos negros colidindo |
1 - Destruição do ecossistema através da poluição causada por nós.
Em primeiríssimo lugar, a maneira mais provável de acabar com nosso planeta é destruindo o ecossistema através da poluição que é causada por nós mesmos, não cuidando dos recursos hídricos, do ar, da terra, fauna e flora. O ser humano é o responsável pelo desequilíbrio que tem se instaurado em nosso planetinha azul. A água é a grande responsável pela existência de vida, o esgotamento deste recurso, seja por poluição, contaminação ou reações químicas aniquilaria a vida na face da terra. Mas antes disso haveria muita fome, envenenamento, doenças em nível extremo. Disparadamente esta seria a maneira mais dolorosa e cruel de destruir o planeta e por mais incrível que possa parecer, esta é a maneira mais "fácil" de fazer.
Como não queremos que a Terra seja destruída por nenhuma das 10 maneiras, vamos nos conscientizar de que é importante preservarmos nosso ecossistema, economizar água, poluir menos para que o impacto causado seja minimizado e possamos garantir vida na terra por milhares de gerações que virão a seguir!
E aí? curtiram? Deixem suas críticas, sugestões e elogios aí nos comentários e até quarta que vem em mais um Debate Nerd Ciência!
0 Comentários